10.7.13

Quem controla a Mídia? Mais uma colaboração na reflexão sobre a "Imparcialidade" Jornalistica


11 famílias controlam as maiores empresas de comunicação e mídia do país. 

O conhecimento e analise dessas informações são importantes para que jornalistas e pessoas interessadas em tornar-se um, desprenda-se de ingenuidades e despertem o senso critico  - recomendo o estudo da filosofia, ética e sociologia - diante de tudo que  se encontrará pela frente ao por o pé nessa profissão. 


Na esfera das telecomunicações três famílias são proprietárias dos três principais canais de Tv do Pais: Os Marinhos - Tv Globo- com 38,7%, os Macedo - Tv record - com 16,2% e os Abravabel - SBT- com 13,4%. A família Marinho ainda controla rádios, jornais e revistas concorrendo com a Família Civita, que controla o Grupo Abril - ambos detém 60% do mercado editorial - que concorre lado a lado pelo domínio deste setor.

 Os principais jornais brasileiros também são controlados por famílias - os Frias controlam a Folha de São Paulo - Os Mesquita, o Estado de São Paulo - no Sul a família Sirotsky é dona do Grupo RBS e controla o maior jornal de circulação no Rio Grande do Sul, Zero Hora, alem de Tvs, rádios e outros diários regionais.

 Famílias ligadas á políticos tradicionais estão no comando de Grupos de Mídia em diferentes regiões, como os Magalhães na Bahia - Rede Bahia, Jornal O Estado da Bahia, Radio Bahia FM e TV Bahia - são algumas de suas "armas" de noticias.

 Os Sarney, no Maranhão - Grupo Mirante, Jornal, Rádio e TV Mirante - estão sobre o controle da família do ex presidente e hoje presidente do Senado, José Sarney.

 Os Collor de Melo, em Alagoas - Organização Arnon de Mello, jornais, rádios e TV Gazeta- e outras publicações regionais.

Victor Viana - Jornalista, Assessor de Imprensa, Ghost Writter e Analista de Mídias Sociais.


Abaixo um  vídeo fundamental para entender como a oligarquia midiática controla um dos nossos direitos fundamentais, que é o direito à comunicação. Didático, a matéria mostra que a concentração dos grandes veículos de comunicação na mão de poucas famílias beira a monarquia, já que o poder é transmitido de pai para filho  



Vídeo produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung remonta o curta ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil. Roteiro, direção e edição: Pedro Ekman Produção executiva e produção de elenco: Daniele Ricieri Direção de Fotografia e câmera: Thomas Miguez Direção de Arte: Anna Luiza Marques Produção de Locação: Diogo Moyses Produção de Arte: Bia Barbosa Pesquisa de imagens: Miriam Duenhas Pesquisa de vídeos: Natália Rodrigues Animações: Pedro Ekman Voz: José Rubens Chachá

Nenhum comentário:

Postar um comentário