16.6.11

Em solidariedade ao blogueiro Rafael Peçanha



Desde que conheci o blog do Peçanha (como costumamos chamar o Rafael Peçanha) por volta de 2008, fui criando uma boa amizade com este jovem sábio apaixonado pelo carnaval e seus heróis.

Graduado em História pela Universidade Veiga de Almeida, especialista em Sociologia Urbana pela UERJ e Mestrando em Antropologia pela UFF; colunista do Jornal Folha dos Lagos aos sábados. Rafael Peçanha mantém seu blog como um espaço livre para comentários. Como diz ele "para todos aqueles que desejam uma Cabo Frio melhor, acima de convicções partidárias e religiosas".

Foi na campanha de 2010 que Rafael mostrou seu maior valor na esquerda e a força de sua militância. Ele, ao lado de Jânio, foi um dos primeiros militantes a sair em defesa de Dilma durante a enchurrada de calúnias e difamações propagadas pela oposição na internet na campanha 2010. O que muitos não sabem é que Rafael e Jânio fizeram mais campanha para a candidata Dilma do que muitos diretórios municipais do PT na Região dos Lagos. (Fato comprovado nas urnas)

Lamentavelmente, em semelhante situação a que passou Dilma se encontra o Blogueiro carnavalesco Peçanha. Vários blogueiros de oposição ao GOVERNO MARCOS MENDES (cria política do ex-deputado e ex-prefeito de Cabo Frio Alair Correa) se colocaram organizados em uma verdadeira alcatéia para difamar o jovem militante de esquerda tendo como armas o que há de mais sujo na política: A MENTIRA, o escárnio e acusações sem um mínimo de provas.

Essa alcatéia eleitoral se municia de todo quanto é argumento sujo para justificar as acusações. Inclusive, usam do ato de acusar qualquer um por pura conveniência com base em SUPOSTAS FONTES (que nunca comprovam as denúncias) TÃO SEGURAS QUANTO A CREDIBILIDADE DE SUAS PALAVRAS. E ainda se dão ao cúmulo de acusar e EXIGIR que o acusado forme uma defesa. Sendo que, quem tem o dever de provar é quem acusa.

Não vou perder o nosso tempo analisando denúncias sem provas (sem pé nem cabeça), até porque cabe a quem acusa mostrar as provas. Mas, como já conhecemos o perfil de Rafael, vamos entender o perfil dessa alcatéia que está regurgitando calúnias:
  • O "Macho-Alfa": Político experiente que encabeça a alcatéia usando o blog para dar o start na "onda" de acusações e calúnias. É mais comedido nas palavras e tem feito grande esforço para não ser mordido pelos outros machos mais jovens que compõem a alcatéia.




  • O cão raivoso: Um blogueiro "jovem" cheio de energia e que, mesmo sem credibilidade até entre os seus, usa o blog para manter as calúnias no ar, como se fosse algo do interesse popular (um blog com menos de 100 acessos por IP diários). Seu blog, de tão trash nas denúncias, já está virando provérbio entre os que desejam entrar para o mundo virtual da liberdade de expressão. Seu ego e desespero pela benevolência do "Bom Velhinho" está protagonizando uma duradoura briga com o Blogueiro "Macho-Alfa" com o desejo de tomar o seu lugar na hierarquia do bando.
  • O Lobo morde-e-assopra: É o típico Lobo Mau dos Três Porquinhos. Um pseudo amigo que não consegue mais disfarçar a sua paixão pelo "Bom velhinho". Mesmo se dizendo amigo de Peçanha, usa o blog para manter o assunto pertinente ao bando no ar e fortalecer a pequena rede de difamações. Em outras palavras, serve de apoio para manter as acusações no ar, dando um ar de urgência na solução dos problemas. Ele é famoso por exigir que as pessoas se manifestem diante de suas colocações e opiniões absurdas. Só que, felizmente, ninguém lhe dá ouvidos.

  • Alguns lobinhos desmamados: Blogs de politiqueiros menos conhecidos e que tentam achar o seu lugar no bando. Estes blogueiros, mesmo inexperientes, ajudam a ecoar o uivo de difamações entre outras freguesias repostando os textos dos mais experientes da Alcatéia.

Verdadeiramente, essa alcatéia não está atacando e difamando Peçanha a toa, os objetivos vão longe de serem pessoais e sim eleitoreiros. Atacar Janio Mendes para fazer o serviço que o "Bom Velhinho" não pode fazer que é o de BLINDAR e Proteger um certo médico (com mandato). Isso pensando conseguir cavar uma dobradinha entre o Médico e o "Bom Velhinho" nas próximas eleições.

O público que visita os blogs dessa Alcatéia são, em sua maioria, curiosos da imprensa local que desejam ficar "bem informados" tanto das notícias (sejam elas verdadeiras ou não) quanto das intrigas.

Sem alguém que lhes forneçam combustível para queimar (que respondam suas provocações sujas), ficam isolados em suas inconfidentes acusações. Com esse cenário, precisam partir para uma nova estratégia a cada semana e chamar a atenção de outros políticos que lhes dêem importância em suas polêmicas eleitoreiras. O desejo é sempre o mesmo: Associar o prefeito Marcos Mendes aos candidatos que representam potencial perigo ao Retorno de Jesus...digo, O BOM VELHINHO.

Aconselhamos ao Rafael Peçanha que não responda mais as provocações desta alcatéia. Eles, na verdade, só estão cumprindo ordens e agindo em bando para favorecer seus interesses politiqueiros. Tudo o que fazem se dá, em primeiro lugar, pelo desespero de não terem um mandato do qual possam se "apoiar". Quando algum pedaço de carne for jogado, eles morderão e brigaram até a morte pelo osso. Morderão até a mão do "Bom Velhinho" se for preciso. Alguém duvida? O "Bom Velhinho" não.

Cliping Bloco do Clovis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário