24.10.10

Da alfabetização a quarta serie só brincadeira ( Dando seqüência...a)


Da alfabetização a quarta serie só brincadeira ( Dando seqüência...a)

Talvez pela criança ter acabado de sair do Pré- escolar, quando ela entra na C.A – acho que não é esse o nome que se usa mais, de qualquer forma sei que o método de ensino não mudou- jogam ela no “estudo” e dão parcos 15 minutinhos de brincadeira. Que venham novas criticas; mas que didática heim!? A “Hora do Recreio” deveria ocupar sem dó a maior parte do tempo que a criança passa na escola. Sim, é isso que eu penso. È evidente que haverá tempo para ensinar ler e escrever; somar, dividir, multiplicar, diminuir e outras coisas. Mas é na brincadeira – equilibrada entre livre e direcionada- que a criança ganhará ousadia e criatividade para enfrentar a vida.Porra , não seria essa a principal função da escola? Não? Ah, já sei a função da escola é fazer passar no vestibular! Carai! Vestibular? Isso já está em processo de extinção! O sistema educacional vigente – Não mudou muito depois da ditadura- brinda a criança com um fardo a ser carregado por toda a vida; o futuro. E como gosta de repetir o grande escritor Nelson Coelho: “ No futuro mora a morte”http://nelsoncoel.dominiotemporario.com/com_flash.htm. Tiram a criança do agora, onde está as possibilidades de real sucesso e qualidade de vida e a fazem viver e estudar para chegar a algum lugar onde elas estarão muito velhas para aproveitar.

Victor Viana no Twitter @curingabuzios , não é pedagogo e nenhuma autoridade constituída no assunto, mas está cagando e andando para isso.

Veja outras postagens sobre o mesmo assunto: http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/10/blablabla-disse-um-leitor-sobre-minha.html

http://curingadebuzios.blogspot.com/2010/10/revolucao-educacional-e-uma-proposta-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário