30.6.10

Tia Eva, a Família Pinto, a marca Flor de Irene e o artesanato da Região dos Lagos
















Flor de Irene Artesanato Armação dos Búzios, Região dos Lagos/ Rio de Janeiro, Brazil
Artesanato de bom gosto e qualidade, decorativo e utilitário. Produzido por uma família de artesãos que tem no artesanato sua profissão e filosofia de vida. Ecologicamente correto. Contatos: 022 26239504 ou 267748281 e-mail flordeirene@hotmail.com







Nascida na Serra do Suarinho, município de Cachoeiras de Macacu RJ, a artista plástica e artesã Eva Pinto ( Mas conhecida como Tia Eva ), chegou a muitos anos na Região dos Lagos e aqui deu continuidade , junto a seus irmãos, a tradição de sua família, o artesanato. Em Búzios Tia Eva desenvolveu uma técnica apurada que levou o seu artesanato ao status de arte. Ganhadores de diversos prêmios e tendo expostos seus trabalhos em toda a região e outros estados do pais o artesanato para essa família é trabalho e filosofia de vida.

( as Artista Plastica e artesã Tia Eva com a peça "São Jorge Guerreiro" )









Hoje as peças da família Pinto e as obras de Tia Eva são comercializadas pela marca Flor de Irene, que faz a distribuição e a divulgação dessa belo trabalho.





( Portas joias )


O artesanato da Família Pinto alem de beleza, bom gosto e qualidade é auto sustentável, não causando impacto ao meio ambiente. A matéria Prima é toda de materiais reaproveitáveis; fibras naturais e matérias sintéticos que seriam jogados no lixo.


( A artesã Lucineia entre suas criações )


As bolsas em Taboa ( envernizadas ou cruas) com acabamento em tecido são um charme exclusivo, pois o método usado é uma criação do patriarca da família o Sr. Milto Pinto.








A Taboa

Conheça um pouco mais da principal matéria prima para o artesanato da Família Pinto
A taboa (Typha domingensis) é uma planta hidrófita (aquática) típica de brejos, manguezais, várzeas e outros espelhos de águas. Mede cerca de dois metros e na época de reprodução apresenta espigas da cor café contendo milhões de sementes que se espalham pelo vento.Altamente adaptável, encontra-se espalhada por todo o mundo, e em algumas partes é até mesmo considerada uma praga. É uma depuradora de águas poluídas, absorvendo metais pesadosA sua fibra, durável e resistente é utilizada como principal matéria-prima para papel, cestas, bolsas e outros itens de artesanato por varias gerações da Familia Pinto, que tem uma tecnica propria de transagem desse material, o que dá aos que adiquirem suas peças uma fina esclusividade.











Por que não agride o meio ambiente.

A taboa, (que na França é chamada de “Massete”, na índia de “Keya” na Amazônia de Partasana)cresce rápido, toma qualquer espaço alagadiço, tanto em água doce, como em água salobra. Para adquirir um artesanato com a qualidade e a beleza Flor de Irene são escolhidas para o corte somente as que se encontram em fase adulta, o corte é feito 20 cm acima da raiz o que possibilita Que cresçam novamente e em tempo de dar espaço para que as menores se desenvolvam. Em casos de algoas artificiais é uma forma de controle da população, evitando que elas sufuquem outras especimes.


Mais peças trabalhos em http://www.flordeirene.blogspot.com/



Pontos exclusivos de venda

Bazar da capela de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Búzios RJ


Feira de Artesanatos de Barra de São João RJ


Próximos eventos onde as peças estarão expostas

Festa do Crustáceo- Barra de São João RJ
Dias
14/15/16 de Julho

Festa de Sant!anna- Búzios RJ ( Bairro dos Ossos)

Dias 24/25/26/27 Julho


As bolsas em Taboa ou os cestos( envernizadas ou cruas) com acabamento em tecido são um charme exclusivo, pois o método usado é uma criação do patriarca da família o Sr. Milto Pinto ( hoje falecido, na foto com filhos netos e genros ). As peças sacras de Tia Eva tem origem nas bonequinhas de palha confeccionadas por Dona Irene
( Homenageada tendo seu nome ligado a marca que hoje comercializa e distribui os produtos)

26239504

Um comentário:

  1. Arnaldo Marques.

    Me deixa saudoso do meu tempo de criança quando passando em frente a casa de seu Milto, avistava-se um mundo de gente fazendo esteira e um bom passado este, saudade de fazer porra nenhuma e se achar o centro do mundo época boa de criança.

    ResponderExcluir